Plano de Parto

Esse é um documento importante que vai te ajudar a evitar imprevistos no nascimento do seu filho, inclusive violência obstétrica,

porque nele estão seus desejos e o que você não quer de jeito nenhum que façam durante o seu parto.

Oi! Tudo bem?

Você está preparada para ter um parto normal? Nosso país é o segundo que mais realiza cesáreas desnecessárias no mundo! Muitos médicos acabam levando a gestante para uma cirurgia sem necessidade e sem seu consentimento, e pior: algumas vezes praticando violência obstétrica.

A coisa mais importante para ter o parto que você deseja, é estar informada e preparada sobre tudo que vai acontecer.

E quando você estiver segura de todos os procedimentos, inclusive nomes técnicos, você faz o seu plano de parto. Que nada mais é que um roteiro do que você autoriza que façam durante o seu parto e o que você não quer de jeito nenhum que aconteça.

Você já pensou se quer que sua cria tenha nitrato de prata pingado no olhinho dela?

Em seu plano de parto, que será entregue à equipe médica, você descreve os caminhos e decisões que tomou sobre esse momento tão especial.

Sou mãe de 3 filhos nascidos naturalmente, 1 no hospital e 2 em casa, e posso lhe afirmar: o fato de toda a equipe médica ter lido o nosso plano de parto e saber exatamente o que queríamos foi muito importante para o momento. E digo “nosso” plano de parto porque meu marido escreveu junto, também estando ciente de todos os detalhes.

O documento é um direito seu e te protege caso algo seja feito sem seu consentimento, servindo como um aliado para poder brigar com profissionais e instituições que não te respeitaram.

Eu fiz meu plano de parto nos três partos naturais que tive. E isso me fez sentir muito mais segura.

É essa segurança que eu também quero que você tenha. Porque vai ser o momento mais incrível de toda sua vida. E nada pode atrapalhar isso, certo?

O que você vai encontrar neste modelo de plano de parto:

  • O que é plano de parto
  • A importância do plano de parto
  • Como ele te ajuda em parto pelo SUS, particular ou domiciliar
  • Seus direitos como gestante
  • Mais de 10 páginas com informações importantíssimas e exemplos de intervenções desnecessárias para você e o bebê. Com ele, você vai poder se guiar e fazer seu próprio plano de parto personalizado!

O que você NÃO vai encontrar aqui?

Este é um modelo de plano de parto. A ideia é se basear nele para construir o seu próprio plano de parto, já que cada mãe, cada casal e cada família tem sua história e suas preferências.

Além de que quando você faz o seu próprio plano de parto, é obrigada a pensar mais, se dedicar a entender cada item que tem nele e, consequentemente, se sente mais preparada e forte para este momento.

Quero que você tenha um parto seguro e respeitoso para que possa ter a melhor experiência possível na chegada do seu bebê.

Compre este plano de parto se:
Estiver insegura com o seu parto
Quiser se sentir mais preparada e informada
Quiser evitar violência obstétrica
Quiser ser mais respeitada pelos profissionais e o hospital
Quiser ter a melhor experiência de parto para você e seu bebê

Para quem é este plano de parto?

Mães que querem ter um parto respeitoso e seguro
Pais que querem participar do nascimento de seus filhos, estando seguros e conseguindo amparar suas companheiras
Mães e pais que estão querendo engravidar e já querem começar a trilhar este caminho com calma e segurança

Quem é Thais Maruoka?

Sou jornalista, fotógrafa, podcaster e mãe de três. Vivo em constante busca de aprendizado sobre infância livre e respeitosa, além de uma maternidade com mais empatia, olhar atento, escuta ativa e educação não violenta.

Acredito que este caminho por uma maternidade mais consciente comece lá atrás, na busca pela chegada respeitosa do seu filho. Por isso comecei a procurar cada vez mais informações sobre parto humanizado quando engravidei da minha primeira filha.

Maya nasceu de um parto humanizado hospitalar em 2014, Inaê de um parto domiciliar planejado dois anos depois e Leon também nasceu em casa, em 2018.

Durante esse caminho me vi completamente transformada pela maternidade, mergulhada em cursos, vídeos, palestras, rodas e leituras sobre o assunto. Me encantei pelo parto humanizado e com o tempo, pela maternidade respeitosa.

Fundei então a Instinto Fotografia com uma amiga. Comecei a fotografar e filmar partos em 2015, registrando dezenas de nascimentos, alguns com milhões de views no Youtube. Nesses anos fotografei também acompanhamento de bebês, ensaios de famílias, aniversários, gestantes e ensaios femininos.

Vivi este meio do parto humanizado intensamente por mais de 5 anos, não apenas com meus filhos e trabalho, mas também nas rodas de conversa, nos grupos de amigos, nas redes sociais.

Conforme meus filhos foram crescendo, mergulhei em cursos e leituras sobre a primeira infância, educação não violenta e disciplina positiva. Quis então juntar este assunto que agora tanto me interessava à minha paixão e experiência por jornalismo, que acumulei trabalhando como produtora, repórter e apresentadora na TVB/Record, Rede Século 21 e em uma produtora até engravidar da minha primeira filha, em 2014.
Comecei então em 2019 o meu primeiro podcast: “Em casa a gente conversa”, sobre maternidade consciente, entrevistando convidados novos a cada semana. O podcast está disponível em todas as plataformas digitais e já ultrapassou os 100 mil plays!

Em 2020 estreei meu segundo podcast: o “Vem ouvir essa história”, de leitura de livros infantis, com contos rítmicos, contos de fadas e também histórias com pitadas de feminismo, diversidade e biografias de pessoas que fizeram a diferença.