Falar sobre cuidar de si é profundo. É falar sobre muitos assuntos em um só. É sobre amor próprio, autoconhecimento e feminismo. É sobre ter tempo para si e amar a si mesma.

Cuidar de si é mais que tomar um banho demorado, assistir ao filme que gosta, arranjar cinco minutinhos da sua rotina louca para se fazer um agrado.

É sobre olhar para você, se tocar, se sentir, se ouvir. Sobre fechar os olhos, ver o que você quer falar e o que você não quer enxergar.

É conhecer suas fraquezas, seus medos e suas inúmeras qualidades. É conseguir falar sobre essas qualidades sem ter vergonha de ter orgulho de você mesma.

É encontrar essas várias qualidades acima dos defeitos, se olhar no espelho e ver o que gosta. Se olhar com amor. Se cuidar com amor.

É não permitir relações abusivas, não permitir companhias que não te fazem bem. É saber o seu limite e respeitá-lo. É saber o que te faz bem e o que te desgasta. E depois, gastar mais energia naquilo que te faz bem e feliz.

É se colocar na frente de outras pessoas de vez em quando. Se colocar como prioridade, ao invés de viver para agradar o outro.

É se olhar com carinho, sorrir para você mesma, se respeitar.

E aí sim tomar aquele banho demorado, acender aquela vela que guarda há anos e aquele incenso que tanto gosta. Passar um creme hidratante, fazer um spa caseiro, se maquiar e se sentir bonita.

Se arrumar para um encontro consigo mesma, ir ao cinema em sua própria companhia e jantar aquela comida que tanto te agrada.

Cuidar de si requer mais atenção e amor do que tempo e dinheiro. Requer você ser prioridade na sua própria vida.

Não é pedir muito, mas significa muito.

🌹❤️

📸 @instintofotografia