Não tenha filhos para melhorar um casamento. Filhos não servem pra isso.
Primeiro que eles merecem muito mais do que o peso de “vir para melhorar uma relação”. Segundo que não… seu casamento não vai melhorar com o nascimento de um filho.
O que pode acontecer é vocês tentarem com mais afinco melhorar a relação ou adiar uma separação por conta deles, mas isso não quer dizer que vai ser um casamento mais saudável. 🤷🏻‍♀️
Quando um filho nasce, as estruturas dão uma boa tremida. É claro! Tanta coisa muda com a chegada de um ser totalmente dependente: o casal que se olhava mais, fazia coisas juntos e tinha tempo de descanso, não tem mais tanto tempo para nada disso. Principalmente no primeiro ano, é quase impossível pedir a mesma intensidade de atenção, sexo, momentos a dois descansados.
Os dois agora olham para o mesmo ser que pede e necessita de cuidados. A libido de ambos é voltada para o bebê (porque libido é uma energia, que se esgota quando usada em outros momentos).
Ambos estão exaustos ao final de um dia de trabalho, cuidados com a casa e com o bebê.
E se um dos lados não está nesse nível de cansaço, sinto-lhe dizer, mas é porque o trabalho não está sendo dividido de forma honesta e justa.
Filhos não salvam casamentos, mas podem sim deixá-lo mais forte depois que a tempestade passa. Existe um grande número de casais que se divorciam nos primeiros dois anos de vida do bebê. Existem também aqueles que aprendem a se gostar de outras formas, a se apaixonar por novas qualidades. É preciso paciência e zelo para isso.
Um último pedido: não use também seus filhos pra justificarem relacionamentos que não deram certo. Relações não dão certo por N motivos. Se você tem a sensação de que os filhos foram a razão, reveja isso. Porque na verdade é só uma forma mais fácil de justificar um relacionamento que já não estava bom. 😉