A primeira ultrassonografia da minha primeira gestação era para ver se era uma gravidez tubária (nas trompas), para ver se o embrião havia sido implantado fora do útero. Quando isso acontece, o desenvolvimento da gravidez pode ser prejudicado e ainda colocar em risco a vida da mulher.
Lembro-me como estávamos nervosos torcendo para ouvir o coraçãozinho do bebê. Foi quando ouvimos do médico: “Está tudo bem! Ele está forte e vigoroso”. Ufa! Que alívio! Olhos lacrimejados e um elefante a menos nas costas.
A gestação se desenvolveu tranquilamente, e então eu pude me preocupar em ir atrás de um parto respeitoso, em me preparar para o pós parto e pensar em várias outras coisas. Quando temos a preocupação com a saúde do bebê, nada mais é prioridade. O nosso maior desejo é que ele nasça bem, saudável.
E quando estamos desavisados e não sabemos que vivemos no segundo país que mais realiza cesáreas no mundo, acabamos confiando no médico que diz que é necessária a cirurgia. Como assim?
A maioria dos médicos no Brasil é cesarista, realizando muitas cesáreas desnecessárias. Se você estiver sendo acompanhada por um médico que te disse que precisa fazer cesárea ou caso contrário pode colocar em risco a sua saúde e a do bebê, é claro que você faz, certo? Eu faria. Por isso é importante estar com um médico alinhado com suas preferências e ideais, para que ele não te mande para uma cesárea desnecessária.
Quando a gente se informa e se prepara, logo identifica um profissional que indica cesáreas sem se basear em evidências científicas. E o que fazemos? Trocamos de profissional, claro.
Quando encontramos um profissional que tem como objetivo a saúde e o bem estar nosso e do bebê, sabemos que nele sim podemos confiar. Que se ele indicar uma cesárea, é porque ela é realmente necessária.
Então vá atrás de um profissional que realmente se preocupe com o bem estar seu e do bebê, que não use dos mitos pra indicar uma cesárea simplesmente por ser mais prática para ele. Eu falo muito por aqui sobre escolher os profissionais certos, dou dicas de como você fazer isso.
Então se esforcem mesmo nessa escolha para depois não ficarem pensando o que poderiam ter feito diferente. 😉